Fundo da barra de navegação
Provas de vinhos e espumantes bairrada

Provas de vinhos e espumantes bairrada

9 de Julho de 2019

Provas de vinhos e espumantes bairrada

Agendas para 26, 27 e 28 de Julho de 2019, as Provas de Vinhos e Espumantes Bairrada são já uma tradição na Expofacic, que decorre, em Cantanhede, de 25 de julho a 4 de agosto de 2019.

Na sexta-feira, 26 de Julho, a prova decorrerá das 20H00 às 24H00, enquanto que no sábado e no domingo, dias 27 e 28 de Julho, serão realizadas das 18H00 às 24H00, com prova documentada às 19H00 e apresentação do Projeto BAGA-BAIRRADA.

O melhor evento de Portugal e a nível ibérico, no âmbito do “Iberian Festival Awards”, detentor do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019 promove o contacto uma região de vinhos localizada entre dois grandes centros urbanos: Aveiro e Coimbra.

A Bairrada é terra de grande diversidade e contrastes únicos. Os vinhedos, as serras, as termas, a ria e o mar, complementam os encantos das cidades e dos núcleos rurais. A sua localização faz desta região um peculiar espaço onde se encontra um clima próprio e um terroir especial onde o barro predomina. Os vinhos da Bairrada, ricos e cheios de alma, retratam a terra farta de onde provêm numa variedade surpreendente para uma só região.

De todas as castas da Bairrada a rainha é a BAGA. É boa produtora de uvas, mas tardia na maturação. Produz vinhos intensos na cor, encorpados com taninos sólidos, acidez mordaz e com enorme potencial de envelhecimento em garrafa.

Para conhecer esta e as outras castas da região, a Expofacic em parceria com a Rota da Bairrada apresentará em prova, vinhos e espumantes dos 37 produtores associados: Adega de Cantanhede, Adega Rama, Aliança - Vinhos de Portugal, Ampulheta Mágica, António Marinha, Campolargo, Casa de Saima, Casa do Canto, Cave Central da Bairrada, Caves Arcos do Rei, Caves Messias, Caves Primavera, Caves São Domingos, Caves São João, Destilaria Levira, Filipa Pato, Kompassus Vinhos, Luís Gomes, Luis Pato, Paulo Ferreira, Paulo Santos,Pedro Guilherme Andrade, PositiveWine, Prior Lucas, Nelson Neves, Quinta da Laboeira, Quinta da Lagoa Velha, Quinta da Mata Fidalga, Quinta das Bágeiras, Quinta de Baixo, Quinta do Cavaleiro, Quinta do
Encontro, Quinta do Ortigão, Quinta dos Abibes, Quinta Vale do Cruz, Sidónio de Sousa, Vadio Wines”.

O projeto Baga Bairrada assegura um estilo único de produzir espumante e apresenta um produto distinto e diferenciado com uma identidade própria. Brancos e rosés concebidos a partir da casta predominante na região, a Baga, que serão o mote para uma apresentação dedicada a esta gama de espumantes que estarão disponíveis para prova.

Outras Leituras

Título da Notícia Freestyle Show no dia das Comunidades Portuguesas e da FAP
16
Jul
Freestyle Show no dia das Comunidades Portuguesas e da FAP
O Dia das Comunidades Portuguesas e da Força Aérea Portuguesa (FAP) na Expofacic 2019, a 28 de julho, domingo, tem um programa repleto de motivos de interesse.
Ler o artigo Freestyle Show no dia das Comunidades Portuguesas e da FAP completo
Título da Notícia Gastronomia em festa nas tasquinhas
15
Jul
Gastronomia em festa nas tasquinhas
Gastronomia em festa nas tasquinhas
Ler o artigo Gastronomia em festa nas tasquinhas completo
Título da Notícia Mostra de Música Moderna – Bandas de garagem
12
Jul
Mostra de Música Moderna – Bandas de garagem
Mostra de Música Moderna – Bandas de garagem
Ler o artigo Mostra de Música Moderna – Bandas de garagem completo