Fundo da barra de navegação
Ana Moura, Miguel Araújo e os Azeitonas confirmados no cartaz da Expofacic

Ana Moura, Miguel Araújo e os Azeitonas confirmados no cartaz da Expofacic

15 de Março de 2018

Como habitualmente, a Expofacic de 2018 terá uma noite inteiramente dedicada ao fado, confirmando-se o regresso de uma voz que tem sido sinónimo de casa cheia no evento.

Como habitualmente, a Expofacic de 2018 terá uma noite inteiramente dedicada ao fado, confirmando-se o regresso de uma voz que tem sido sinónimo de casa cheia no evento. Foi assim em 2016 e é isso que se perspetiva mais uma vez este ano quando Ana Moura subir ao palco principal do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus no dia 1 de agosto, quarta-feira. A fadista que vai ser uma das convidadas especiais do Festival da Eurovisão da Canção volta a Cantanhede com um espetáculo recheado dos grandes êxitos incluídos no seu recente “Best Off”, edição discográfica que os especialistas consideram a síntese perfeita da fulgurante carreira que tem protagonizado a nível nacional e internacional. Foi com “Desfado” que Ana Moura ganhou destaque na imprensa de vários países e o Sunday Times elegeu-o como o melhor álbum de 2013 na categoria World Music, mas o início do reconhecimento mundial é anterior a isso, ele remonta a 2007, quando Mick Jagger a chamou ao palco para partilhar o tema “No Expectations” no concerto dos Rolling Stones em Portugal. Em 2016, depois do apoio manifestado a Ana Moura em várias ocasiões, Jagger assistiu ao seu concerto no Cadogan Hall, em Londres, e o jornal britânico Daily Mail considerou-a uma das "protegidas musicais" do cantor, que, tal como Prince se confessou rendido aos dotes vocais da fadista que tem um dos mais notáveis palmarés de vendas de discos e de conquista prémios. 

Na biografia publicada no site do Museu do Fado pode ler-se que “não há outra voz no fado como a de Ana Moura. Uma voz que se passeia pela tradição livremente, sem deixar de flirtar elegantemente com a música pop, alargando de uma forma muito pessoal o raio de acção da canção de Lisboa. Mas aquilo que a distingue é não apenas um timbre grave e sensual como há poucos – Ana Moura transforma instantaneamente em fado qualquer melodia a que encoste a sua voz”. É um rastilho imediato, uma explosão emocional disparada sem contemplações ao coração de quem a ouve”. 

Também imperdível na noite de 1 de agosto na Expofacic é o espetáculo de Eduardo Madeira e Manuel Marques, que sobem ao palco principal antes do concerto de Ana Moura para uma atuação que se antevê hilariante. Os dois conhecidos humoristas prometem uma noite recheada de grandes momentos de “stand up comedy” em que vão mostrar toda a gama de recursos com que têm conquistado o público em alguns dos mais populares programas de comédia na televisão.

Já confirmados no cartaz da Expofacic estão ainda Miguel Araújo e Os Azeitonas, que vão estar no palco a 3 de agosto em dois concertos separados, mas em que se perspetivam algumas surpresas da parte de músicos que atuaram juntos durante alguns anos. Miguel Araújo regressa para uma atuação em que deverá alternar o tom mais intimista de algumas das suas brilhantes canções com temas que são uma verdadeira celebração da música através de uma intensidade melódica que faz sobressair a intensidade poética das composições. Num registo próximo será o concerto dos Azeitonas, a popular banda do Porto que se tem dedicado a preservar o estatuto de "um dos maiores fenómenos de culto em Portugal”, em função dos seus sucessos já considerados intemporais. O reencontro entre Miguel Araújo e a banda, esse afigura-se inevitável para uma revisitação à sonoridade inconfundível de um dos maiores fenómenos de popularidade da música portuguesa dos últimos anos.    

Outras Leituras

Título da Notícia Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!"
6
Dez
Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!"
Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!"
Ler o artigo Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!" completo
Título da Notícia Expofacic 2018 - Êxito consumado
7
Ago
Expofacic 2018 - Êxito consumado
A edição 2018 da melhor Feira-Festa nacional terminou com casa cheia e um espetáculo de nível superior dos Xutos e Pontapés que sublinharam a ligação emocional que mantém com o Certame de Cantanhede, do público à organização.
Ler o artigo Expofacic 2018 - Êxito consumado completo
Título da Notícia James Arthur adorou a "hot night"
5
Ago
James Arthur adorou a "hot night"
A contagem decrescente para o final da Expofacic 2018 iniciou-se em grande estilo com um espetáculo de nível internacional que preencheu por completo o recinto do Palco 1 e levou James Arthur a abrir a boca de espanto numa "really hot night" que não esquecerá tão cedo.
Ler o artigo James Arthur adorou a "hot night" completo