Fundo da barra de navegação
Agricultura esteve em debate na Expofacic

Agricultura esteve em debate na Expofacic

30 de Julho de 2018

Em 28 de julho, assinalando o Dia do Agricultor

Como habitualmente, o Dia do Agricultor da 28.ª Expofacic foi dedicado ao debate de temas do setor que estão na ordem do dia. Na sessão realizada para o efeito no auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro, em 28 de julho, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, enalteceu a iniciativa conjunta da INOVA, ADELO, Adega Cooperativa de Cantanhede, Cooperativa Agrícola de Cantanhede e Cooperativa Agrícola da Tocha, pela orientação dada ao programa. ”Estas jornadas temáticas são um contraponto importante ao ambiente de celebração e festa que a cidade vive por estes dias, porque, no contexto de uma tão grande feira de atividades económicas, faz todo o sentido haver oportunidade para a reflexão e o debate de questões que interessam aos agentes económicos, neste caso da agricultura”, sublinhou.

Segundo a autarca “é fundamental o diálogo dos agricultores com técnicos ligados ao setor, cujo conhecimento das questões que hoje se levantam nas áreas específicas em que trabalham pode ajudar a ter uma melhor perspetiva sobre os problemas e certamente sobre os mecanismos e oportunidades para os resolver”.

A propósito do tema Soluções Crédito Agrícola para Agricultores, a líder do executivo camarário afirmou que estas são “um suporte fundamental em todas as áreas de atividade e que quem trabalha no setor agrícola não pode negligenciar”, após o que deixou aos presentes um repto para que “aproveitem convenientemente as oportunidades que surgem no âmbito dos programas de financiamento comunitário como os que estão sob gestão da ADELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. Já há bastantes candidaturas aprovadas e outras com o financiamento dos projetos em curso, o que reflete bem o excelente trabalho que a ADELO tem vindo a desenvolver na implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) em Cantanhede e restantes concelhos que fazem parte do seu território de intervenção”, considerou.

Helena Teodósio referiu ainda que “à autarquia cabe incrementar condições que propiciem o desenvolvimento do setor e o aumento dos rendimentos da população agrícola, o que aliás está na base da criação do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, um serviço vocacionada para ajudar os produtores em todos os aspetos relacionados com a sua atividade, quer aos que já se encontram instalados, quer aos jovens que pretendem iniciar-se como empresários do setor”.

A respeito de as Castas Tradicionais da Bairrada, a presidente da Câmara Municipal adiantou que a autarquia está a organizar o Congresso da Baga, agendado para o último trimestre do ano, com o qual vamos “promover nacional e internacionalmente a excelência dos vinhos produzidos a partir desta casta autóctone, tirando partido de todo o potencial da iniciativa ao nível da dinamização do enoturismo”.

As jornadas técnicas do Dia do Agricultor na Expofacic incluíram ainda a abordagem de temas com O Melhor Eucalipto, Prevenção de Acidentes com Equipamentos Agrícolas e Novas Ameaças à Agricultura: Pragas e Doenças de Quarentena, tendo terminado com um debate moderado por José Paulo Dias, diretor adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Outras Leituras

Título da Notícia Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!"
6
Dez
Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!"
Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!"
Ler o artigo Expofacic nomeada para "Melhor Festa Ibérica!" completo
Título da Notícia Expofacic 2018 - Êxito consumado
7
Ago
Expofacic 2018 - Êxito consumado
A edição 2018 da melhor Feira-Festa nacional terminou com casa cheia e um espetáculo de nível superior dos Xutos e Pontapés que sublinharam a ligação emocional que mantém com o Certame de Cantanhede, do público à organização.
Ler o artigo Expofacic 2018 - Êxito consumado completo
Título da Notícia James Arthur adorou a "hot night"
5
Ago
James Arthur adorou a "hot night"
A contagem decrescente para o final da Expofacic 2018 iniciou-se em grande estilo com um espetáculo de nível internacional que preencheu por completo o recinto do Palco 1 e levou James Arthur a abrir a boca de espanto numa "really hot night" que não esquecerá tão cedo.
Ler o artigo James Arthur adorou a "hot night" completo