Fundo da barra de navegação
PRODECO (IPSS)

PRODECO (IPSS)

Nº 27 | Covões/Camarneira

Tasquinhas

Leitão à Bairrada

A PRODECO – Progresso e Desenvolvimento de Covões, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, registada na Direcção Geral da Segurança Social, sob o nº 31/92, folha 45 das Associações de Solidariedade Social, efectuado a 11 de Março de 1992. Foi constituída inicialmente com o nome de Liga de Melhoramentos de Covões, passando a PRODECO em Dezembro de 1991, com o registo em cartório como Associação.

A PRODECO tem a sua sede na Rua da Bica, nº 501, da freguesia de Covões, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.

Para a concretização deste projecto foi importante a colaboração da Junta de Freguesia de Covões que doou o terreno. Importante também foi a mobilização dos emigrantes residentes nos Estados Unidos da América, que contribuíram com grande parte das verbas conseguidas para a edificação da Instituição, para além de outras ofertas da população da freguesia.

O objectivo primordial da Liga de Melhoramentos foi conceber um projecto de apoio à infância, objectivo este entregue à PRODECO a tarefa de a concluir. Aquando da sua constituição em cartório, deixou de ter como área de actuação principal a infância e foi incluída a área dos idosos, assim como a área cultural e recreativa.

Assim, a Instituição passou por várias fases distintas:
1.ª Fase – 8 de Dezembro de 1993 - Inauguração das instalações para apoio a crianças em idade de Creche, Jardim de Infância e ATL;
2.ª Fase – 27 de Agosto de 1995 - Inauguração das instalações para apoio a idosos em Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário;
3.ª Fase – 30 de Maio de 2003 - Inauguração do aumento das instalações da resposta social de Lar;
4. ª Fase – 28 de Junho de 2007 - Inauguração das novas instalações da resposta social de Creche.
5.ª Fase – 21 de Novembro de 2015 – Inauguração da 1.ª Fase de Requalificação das Instalações da Resposta Social de ERPI.