Fundo da barra de navegação
APPACDM da Tocha

APPACDM da Tocha

Nº 17 | Tocha

Tasquinhas

Feijoada do Mar

Criada em 1969, a APPACDM de Coimbra tem como Missão, criar condições para que cada pessoa com deficiência mental (ou em situação de exclusão), possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade. Pretendendo continuar a trilhar um caminho dinâmico e dinamizador, apoiada nos seus 46 anos de história, a APPACDM de Coimbra procura projetar o presente e antecipar as necessidades futuras, fomentando continuamente uma participação ativa e responsável, assente em todas as partes interessadas.

Toda a atuação da APPACDM de Coimbra é sustentada nos seus Valores organizacionais, princípios nos quais continua a acreditar e que se constituem como uma orientação clara para os comportamentos, atitudes e decisões de todos os seus Orgãos Sociais e colaboradores:

Individualidade: A especificidade e a individualidade de cada pessoa com deficiência mental e sua família têm que ser percebidas e respeitadas, defendendo o direito à expressão das suas necessidades.

Participação: As pessoas com deficiência são os decisores da sua própria vida no que toca às suas necessidades, interesses e apoios recebidos, sendo por isso a sua opinião determinante para a organização dos serviços prestados por esta Instituição.

Inclusão: A comunidade é o espaço onde cada pessoa com deficiência tem direito a crescer, a aprender, a trabalhar, a participar e a viver o seu quotidiano.

Inovação: A procura em cada momento de novas respostas, diferentes estratégias e novos modos de trabalhar é determinante para a qualidade do atendimento.

Melhoria contínua: Adequada aplicação de práticas de qualidade na permanente busca da excelência dos serviços prestados e na procura de formação contínua para os colaboradores.

Articulação com a comunidade: Manutenção de uma relação estreita com as comunidades locais e de abertura recíproca consolidando o papel da Instituição como pólo dinamizador de Inclusão.

Abrangência: Procura das melhores respostas em cada etapa da vida do cidadão com deficiência mental