Fundo da barra de navegação
Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede

Nº 3 | Cantanhede/Pocariça

Tasquinhas

Bacalhau à Ti Amélia

A região da Gândara e da Bairrada, da qual a Cidade de Cantanhede é o coração, está situada num triângulo que compreende Aveiro -Coimbra -Figueira da Foz. É uma região extremamente conhecida, sobretudo pela famosa pedra de Ançã que surge a partir do "horst de Cantanhede", os excelentes vinhos da Bairrada e pela batata, milho, forragens e pecuária/sector leiteiro da Gândara, bem como pela mancha florestal da orla marítima que integra a praia da Tocha.

Como se não bastasse, Cantanhede dá ao PaísD. António Luís de Menezes (1º Marquês de Marialva), que foi uma figura preponderante na restauração da independência.

Uma região com tão altos pergaminhos tem uma cultura peculiar que o povo foi sabendo manter e valorizar, ou não se fizessem ainda hoje as tradicionais "adiafas" no final das vindimas, as "lagaradas" do azeite e outras realizações de cunho popular, para não falar da secular romaria a N.ª Sr.ª de Vagos.

Uma região com um património cultural tão rico, deveria ter, quase que forçosamente, um Grupo Folclórico que preservasse todas as tradições locais. Com este espírito, e depois de um apurado trabalho de pesquisa, recolha e reconstituição, surgiu em 26 de Junho de 1983 o "Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede".

Com um trabalho prestigiado e reconhecido que abarca, com profundidade, campos que vão do trajo á dança, passando pelos cantares religiosos, gastronomia, medicina caseira, artesanato e organizador do festival CIOFF FOLK Cantanhede –Semana Internacional de Folclore, o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede divulga ao público português e estrangeiro as tradições do povo gandarez e bairradino...

... e o povo reconhece-se nele!