Peixes e Plantas Aquáticas

Numa mistura de cores, sons e formas, esta exposição promete despertar todos os sentidos dos visitantes. Plantas, peixes e outras espécies aquáticas encontrar-se-ão expostas, formando ecossistemas representativos das zonas de onde são originários. No centro desta exposição será montado um lago artificial onde se instalará um jardim aquático com plantas aquáticas. 

Instalada numa tenda com 200 m2, esta mostra conta com aquários onde estarão representadas a fauna e flora aquática de todo mundo! 


Animais Exóticos

Numa tenda com cerca de 400 m2 poderá encontrar uma exposição de animais exóticos! Nesta exposição, poderão ser apreciados réteis e anfíbios, tais como: piton de sangue, monitor australiano (familiar do dragão de Komodo), tartaruga de esporas africana, jabuti de pata vermelha, rã leopardo, entre muitos outros.

Mas para agrado daqueles que preferem um ambiente mais colorido poderão ser apreciadas aves de todas as cores, como: araras, papagaios, catatuas, aratingas, lóris, princesas de Gales, agapornis.

Todos os dias serão levadas a cabo sessões de sensibilização por parte dos criadores, onde os visitantes poderão, não apenas esclarecer quaisquer dúvidas que tenham sobre o dia-a-dia destes animais, como também interagir com eles, pelo que com algumas espécies será possível ter um contacto muito próximo e directo. Ainda nesta tenda, e em horário estabelecido, poderemos apreciar as habilidades dos artistas de asas no divertido Show de Araras.


Bordallo Pinheiro

Raphael Bordallo-Pinheiro (1846-1905) foi um artista português, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista, jornalista, professor e ceramista. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso, imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida.

É o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português.

Na sua Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha nasceram peças de traço inconfundível; jarras, vasos, jarrões, pratos e outras peças que ainda hoje são produzidas sob a marca e o traço de Bordallo-Pinheiro.

Com a colaboração do grupo Visabeira, a XXVII Expofacic 2017 contará com uma área de 200 m2 de exposição de louças e faianças da Fábrica Bordallo-Pinheiro, algumas da autoria de artistas contemporâneos de renome internacional como Joana Vasconcelos.


Namorar Portugal

"Curação por curação, amor num troques o meu, olha que meu curação, sempre foi lial ó teu."

Com origem no século XVIII, os Lenços de Namorados, ou Lenços de Pedido, eram, segundo a tradição minhota, panos de linho ou de algodão alegremente bordados, com motivos florais, símbolos amorosos e mensagens em quadras num português arcaico, não raras vezes com erros ortográficos, evidenciando a falta de escolaridade das autoras.

Quem os bordava eram raparigas simples dos meios rurais da região do Minho, que declaravam o Amor através desta forma de código. Em finos panos de linho, tecidos por elas, ou em lenços de algodão comprados na feira, as raparigas bordavam-nos, com os cuidados que o palpitar do coração punha nas mãos.

Depois de bordado, secretamente, faziam chegar o lenço ao amado e se este o usasse em público era sinal que o amor era correspondido, começando assim o namoro, não poucas vezes, às escondidas.

Mas este ano, tudo ficará exposto! Numa parceria com o Município de Vila Verde, a Expofacic contará com a presença de artesãos e promotores Namorar Portugal de várias setores que se inspiraram nas mensagens de amor dos Lenços de Namorados, adaptando-os a novos produtos que se pautam pela criatividade e inovação. A marca Namorar Portugal e os produtos a ela associados não são mais do que a reinterpretação do ícone identitário do concelho de Vila Verde-os Lenços de Namorados. Em 200 m2, estarão expostos diversos produtos desde acessórios de moda, sapatos, vestuário,a rtigos de decoração, artesanato, têxtil-lar, produtos gourmet, entre outros. Todos ficarão enamorados nesta XXVII Expofacic 2017.


Ciclo do Linho

Semear, mondar, colher e ripar
Molhar, malhar e moer
Espadelar, assedar, fiar e dobar
E só assim ficará pronto a tecer!

Estas são as principais etapas que vão desde o nascimento até ao produto final: um fino pano de linho! Exposto numa tenda localizada junto da Exposição "Namorar Portugal" poderemos entender toda a complexidade de tarefas que são executadas na produção dos panos de linho (matéria prima dos "Lenços dos Namorados").

Todos os instrumentos e utensílios de trabalho utilizados no Ciclo do Linho, bem como peças elaboradas em linho e sua forte simbologia poderão ser apreciadas graças à colaboração do Município de Vila Verde e do Museu do Linho de Marrancos (Vila Verde).

E quem não vai querer ver um tear a tecer ou uma roca a fiar?


Espaço Ciência – Exploratório: “Com a cabeça na Lua”

2017 será o ano em que a ciência chega à Expofacic. Numa parceria com o Exploratório, Centro de Ciência Viva de Coimbra, foi criado um novo espaço: O Espaço Ciência.

Com o objectivo de fazer chegar a ciência a todos os públicos e gostos, numa tenda de 400 m2, poderemos andar com “A cabeça na Lua” ao entrar num labirinto que termina numa representação gigante da lua, ver “Morcegos às claras” explorando o mundo destes fantásticos mamíferos nocturnos, brincar com “Jogos de luz e cor” e admirar uma fantástica exposição de “Astrofotografia” onde poderemos apreciar imagens de uma qualidade e beleza inigualável.

Certamente todos passaremos a admirar a noite com outros olhos! Na XXVII Expofacic 2017 o Céu será o nosso limite!


Comunidade 0937: “Arte em peças”

A Comunidade 0937 nasceu de um pequeno grupo de pessoas que partilhava, entre outras coisas, uma enorme e entusiástica paixão por LEGO®. O principal objectivo desta Comunidade é fomentar o interesse pelo hobby, promover a discussão de novidades, técnicas e ideias de construção, e tudo o mais que esteja relacionado com o que defendem ser muito mais do que um brinquedo.

Neste sentido, e de forma a dar a conhecer a arte que é trabalhar estas pequenas peças, a XXVII Expofacic 2017 contará com uma exposição de construções LEGO®.

Numa área de 1500m2 encontrar-se-ão expostas várias esculturas e construções que farão as maravilhas dos 0 aos 100 anos! Promovida pela Comunidade 0937, esta exposição contará também com um espaço reservado a todos aqueles que apreciam a arte de construir com pequenas peças e que queiram mostrar as suas habilidades!